quinta-feira, 12 de novembro de 2015

As Ciências Experimentais no Jardim de infância - JI de Souto -Santa Maria

Com base na ideia de que o Jardim de Infância se apresenta como local privilegiado para a aquisição de saberes e experiências únicas, o JI de Souto tem desenvolvido um conjunto de atividades que visam o desenvolvimento de competências essenciais, tais como o espírito científico, a curiosidade, a descoberta e a promoção de valores de responsabilização e respeito face ao mundo que nos rodeia.
Em todo o processo de aprendizagem, no âmbito da intervenção educativa, deverá estar presente o método científico da descoberta. Por esta razão, as atividades, os projetos e padrões de interação em idade pré-escolar devem estimular a criança a indagar, a pesquisar, a descobrir mais informação, a observar e a estabelecer comparações. A escolha de um tema direcionado para os elementos naturais, “As Árvores da Nossa Aldeia” surge assim, em virtude de considerarmos que vai de encontro às motivações das crianças que nele irão estar envolvidas: pela observação, pela experimentação, pelo registo, pela comunicação … elas serão elementos ativos em todo um processo de iniciação científica.
Eis algumas das experiências já realizadas:

1- Observação de carvalhos e castanheiros: recolha de castanhas e bolotas; realização de um bolotário e de sementeiras.
2-  Experiência flutua/não flutua (frutos de Outono)
3-  Estados da água (liquido, sólido, gasoso)

1-   Observação de carvalhos e castanheiros: recolha de elementos e texturas de pinheiro e eucalipto; recolha de castanhas e bolotas; realização de um bolotário e de sementeiras.











2- Experiência "flutua/não flutua" (frutos de outono)




3 -Estados da água (líquida, sólida, gasosa)