quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Magusto na EB1/JI de Briteiros

       No dia 11 de novembro realizou-se o tradicional magusto, comemorando-se deste modo o dia de S. Martinho. Para tal foram proporcionadas aos alunos uma variedade de atividades alusivas: exploração da lenda do Verão de S. Martinho e da história da Maria Castanha, canções relacionadas com a temática, adivinhas, provérbios e poemas.
Uns dias antes da realização do magusto, os dois grupos do Pré-escolar fizeram uma saída pelas imediações do estabelecimento de educação, tendo como objetivo recolher castanhas e observar caraterísticas da Natureza próprias do outono.
        Esta atividade culminou com a degustação das deliciosas castanhas assadas, tendo a maioria sido trazidas de casa pelas crianças, previamente solicitadas aos Encarregados de Educação. Como não poderia deixar de ser foi animada com uma roda à volta da fogueira, em que se cantaram canções e por fim, quando esta se encontrava quase extinta, foi saltada com a ajuda dos professores /educadoras, promovendo o convívio entre a comunidade educativa. 
    A comemoração complementou-se com a dramatização da lenda de S. Martinho pelo 4º ano e recitação de quadras alusivas, pelo 1º ano. Também se fizeram estações de jogos tradicionais com a colaboração dos professores das AEC’s.
       As crianças demonstraram imenso agrado pelas atividades propostas, após análise do diálogo e registos de avaliação sobre a atividade.