segunda-feira, 31 de março de 2014

Campeonato SuperTmatik de História e Geografia de Portugal

       
       Durante o segundo período decorreu na nossa escola o campeonato Supertmatik acerca da disciplina de História e Geografia de Portugal.
Este campeonato foi efectuado em colaboração com a equipa da Biblioteca escolar. Participaram alunos de vários anos de escolaridade e para o apuramento interturmas participaram os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade.
       No sétimo ano de escolaridade os resultados foram os seguintes:
7º A, Campeão: nº 12, Joel Cunha e Vice-campeão: nº 1, Alexandre Rodrigues;
7º B, Campeão: nº 2, Adriano Cardoso e Vice-campeão: nº 17, Paulo Marques;
7º C, Campeão: nº 21, Nuno Almeida e Vice-campeão: nº 10, Hugo Torre;
7º D, Campeão: nº 1, Alexandre Freitas e Vice-campeão: nº 16, Mariana Lemos;
7º E, Campeão: nº 10, Diogo Teixeira  e Vice-campeão: nº 19, Rúben Araújo.

       Para o campeonato nacional, escalão 7 foram apurados como Campeão o aluno 7º E, nº 10, Diogo Teixeira  e Vice-campeão o aluno 7ºC, nº 10, Hugo Torre.

       No oitavo ano de escolaridade, os resultados foram os seguintes:
8º A, Campeão: nº 13, José Mota e Vice-campeão: nº 12, João Pedro Silva;
8º B, Campeão: nº 8, David Castro e Vice-campeão: nº 15, José Varela;
8º C, Campeão: nº 12, Diana Silva e Vice-campeão: nº 17, Hugo Castro;
8º D, Campeão: nº 10, João Araújo e Vice-campeão: nº 3, Érica da Cunha.

       Para o campeonato nacional, escalão 8 foram apurados como Campeão o aluno 8º A, nº 13, José Mota e Vice-campeão o aluno 8º C, nº 17, Hugo Castro.

       Foi com muito entusiasmo que os alunos participaram neste concurso e demonstraram os seus conhecimentos acerca da História de Portugal. Aguardamos a participação dos finalista no campeonato nacional, a decorrer no segundo período.


As professoras: Ana Machado, Ana Maria Silva e Conceição Gonçalves






EB1 de Souto S. Salvador ganhou Prémio de mérito



 A escola EB1 de Souto S. Salvador ganhou um prémio de mérito da Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola.

       Os alunos de Souto S. Salvador no dia 28 de março ficaram muito contentes ao saberem que ganharam um Prémio de Mérito da Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola com o tema Alfazemas plantar… sabonetes confecionar… agulhas a trabalhar… a aldeia vamos dinamizar.
No decorrer do mês de janeiro assomou a possibilidade dos alunos, da escola EB1 de Souto S. Salvador, procurarem inteirar-se sobre o que poderiam fazer com alguns espaços desocupados no recreio, uma vez que surgiu a 11ª edição do prémio Ilídio Pinho “Ciência na Escola” aliado ao tema “Ciência e tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais”.
Assim sendo, os alunos pensaram em produzir plantas aromáticas, destacando as alfazemas, e utilizá-las para colocarem em sacos confecionados, pelos próprios alunos, em tecido oferecido pelas confeções têxteis locais, para aromatizar armários.
Os alunos também pretendiam produzir sabonetes recorrendo ao aroma das alfazemas, a óleos utilizados num restaurante da localidade e azeite fora da validade oferecido por pequenas superfícies locais.
Eis que surge o tema “Alfazema plantar… sabonetes confecionar… agulhas a trabalhar … a aldeia vamos dinamizar.” e, o projeto avança… e é submetido à Fundação.
No dia 28 de março surgiu a notícia de que a escola foi conquistadora de um prémio de mérito oferecido pela Fundação Ilídio Pinho no valor de 300 euros.
Agora há que meter mãos à obra e fazer da nossa escola um elementar laboratório que produzirá plantas, sabonetes e sacos aromáticos que irão ser comercializados no comércio local.






quarta-feira, 26 de março de 2014

Prémio Hoje é dia de...

       Foi entregue mais um prémio da atividade Hoje é dia de..., da iniciativa da biblioteca escolar.
Desta vez e relativamente à pergunta de fevereiro, a feliz contemplada foi a Beatriz Fernandes do 5ºC.
Parabéns!


segunda-feira, 24 de março de 2014

Sessão de Higiene Oral em Fafião

Higiene oral é fundamental
No dia 20 de março pelas 9:00 horas, uma equipa de enfermagem deslocou-se à escola EB1/JI de Fafião para realizar uma sessão de esclarecimento acerca da higiene oral. Essa equipa era constituída pelas enfermeiras Elsa e Cristina pertencentes ao Centro de Saúde das Taipas. O motivo que as levou a visitar esta escola foi ensinar os alunos a fazer uma higiene oral correta.
Começaram por mostrar uma apresentação em powerpoint para esclarecer e ensinar alguns conceitos importantes. Esses conceitos foram: tipos de dentição, tipos e nomes de dentes e sua respetiva função, regras para efectuar uma escovagem adequada, a utilização do fio dentário, o tipo de alimentação a realizar de forma a prevenir as doenças dos dentes e a necessidade de visitas regulares ao dentista. Sucederam-se algumas questões de modo a verificar se os alunos tinham compreendido os conteúdos. No final, as enfermeiras prepararam um jogo para toda a criançada executar no espaço de recreio.

As crianças apreciaram toda a sessão e entenderam a importância da higiene oral. 
EB1/JI de Fafião



Projeto “A FAMÍLIA VEM À ESCOLA”

Parentalidade: Do carinho à imposição de regras/limites

O projeto “A FAMÍLIA VEM À ESCOLA” abordou, neste período, o tema da parentalidade e as formas de atuação parental.  
Sendo assim os pais e encarregados de educação da nossa escola foram convidados a comparecer na escola, no dia 21 de março, às 21h, para uma sessão centrada no tema “Parentalidade: Do carinho à imposição de regras/limites”, orientada pela Drª Flávia (psicóloga do agrupamento) e pela professora Lurdes Costa.
A sessão iniciou-se com algumas atuações preparadas pelos alunos para dedicarem aos pais, como forma de agradecimento pelo interesse manifestado pela sua presença.
 Num momento posterior a Drª Flávia realizou a exposição da temática de forma cativante, envolvendo os pais numa participação ativa na discussão tecida. O diálogo estabelecido reuniu partilha de experiências entre os presentes e sugestão de estratégias de atuação, no difícil papel de pai enquanto educador.
No final da sessão deu-se lugar a um pequeno convívio entre os presentes, antes do regresso a casa.
A escola elogia a presença dos encarregados de educação que participaram nesta sessão e deseja que a mesma tenha contribuído para tornar mais consciente a sua imprescindível atuação no desenvolvimento e educação dos seus filhos.

EB1/JI de Fafião


Postal oferecido pelos alunos aos pais 
(imagem retirada da internet)

Semana da Leitura

       
Este ano a Semana da Leitura  decorreu de 17 a 21 de março e o tema foi a celebração dos 800 anos da língua portuguesa.
        Foi-nos proposto celebrar "a Língua Portuguesa na Semana da Leitura, redescobrindo a Biblioteca Escolar, lendo por prazer, lendo para aprender, em vários suportes, em todos os contextos e com toda a gente (...) Sugeriu-se "o envolvimento de saberes diversos na abordagem de temáticas transversais (Ciência, Comunicação, Arte, Cultura, Povos, Globalização, Saúde...) nas iniciativas ligadas à leitura, à escrita e à fala, em Língua Portuguesa"
       Dos vários motes sugeridos escolhemos para o agrupamento  O PORTUGUÊS NAS BOCAS DO MUNDO e fizemos uma planificação abordando as seguintes vertentes, de modo a envolver o maior número de disciplinas possível:
A língua portuguesa relacionada com a Geografia e com a História:  quais os países de língua oficial portuguesa, a sua localização, o seu relacionamento com os descobrimentos, colonização e emigração; quantos falantes de português há no mundo, os dados atuais da globalização da língua e as projeções de falantes para 2050; o potencial da língua como ferramenta de negócio e os dados da emigração...
Palestra para as turmas de 9ºano, pelo professor Amadeu Faria, sobre o tema " Somos Portugal, os portugueses e a sua língua".
Leituras em sala de aula, ao longo da semana, de contos ou poesias de países lusófonos de escolha dos professores de português de 3º ciclo.
O envolvimento da literatura com o ensino da matemática na atividade Histórias e poesias com matemática, que incluiu sessões de leitura em sala de aula de contos e poesias com temas matemáticos e o encontro das turmas de 5º ano com o escritor/colega do agrupamento Júlio Borges, a propósito do seu livro ” O país dos números”.
A comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral, 20 de março, parceria da biblioteca escolar com a equipa Mais e Melhor Saúde, com sessões de sensibilização para as turmas de  1º ciclo e pré-escolar e 5º ano, incluindo leituras na biblioteca, apresentação de diapositivos e jogos interativos elaborados nas aulas de TIC, no âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares). Sensibilização também nas aulas do curso vocacional e nas turmas de 9º ano, aulas de ciências.
Comemoração do Dia Mundial da Poesia, 21 de março, com a atividade Cada aula, um poema, com poesia em vários sotaques e ritmos.

       Durante a semana foram expostas poesias de autores consagrados, mas também da professora Cândida Passos e de alguns alunos.





sábado, 22 de março de 2014

A EB1 de Souto S. Salvador celebrou o dia Mundial da Floresta com várias atividades ligadas à terra

         No dia 21 de Março os alunos da escola de Souto celebraram o dia da Floresta da seguinte forma: em primeiro lugar os alunos dirigiram-se ao monte para buscar terra para colocar nas árvores do recinto escolar; seguidamente, abriram-se covas em torno dos troncos e colocou-se lá adubo e a terra que se trouxe. Os mais pequenos encheram alguns vasos com terra e plantaram lá sardinheiras.
       Estas atividades foram feitas para promover uma consciência cívica sobre proteção e preservação do ambiente.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Semana da Leitura 2014


       Este ano a Semana da Leitura  decorreu de 17 a 21 de março e o tema foi a  celebração dos 800 anos da língua portuguesa.
   Foi-nos proposto celebrar "a Língua Portuguesa na Semana da Leitura, redescobrindo a Biblioteca Escolar, lendo por prazer, lendo para aprender, em vários suportes, em todos os contextos e com toda a gente (...) Sugeriu-se "o envolvimento de saberes diversos na abordagem de temáticas transversais (Ciência, Comunicação, Arte, Cultura, Povos, Globalização, Saúde...) nas iniciativas ligadas à leitura, à escrita e à fala, em Língua Portuguesa".
       Dos vários motes sugeridos escolhemos para o agrupamento  O PORTUGUÊS NAS BOCAS DO MUNDO e fizemos uma planificação abordando as seguintes vertentes, de modo a envolver o maior número de disciplinas possível:
  • A língua portuguesa relacionada com a Geografia e com a História:  quais os países de língua oficial portuguesa, a sua localização, o seu relacionamento com os descobrimentos, colonização e emigração; quantos falantes de português há no mundo, os dados atuais da globalização da língua e as projeções de falantes para 2050; o potencial da língua como ferramenta de negócio e os dados da emigração...
  • Palestra para as turmas de 9ºano, pelo professor Amadeu Faria, sobre o tema " Somos Portugal, os portugueses e a sua língua".
  • Leituras em sala de aula, ao longo da semana, de contos ou poesias de países lusófonos de escolha dos professores de português de 3º ciclo.
  • O envolvimento da literatura com o ensino da matemática na atividade Histórias e poesias com matemática, que incluiu sessões de leitura em sala de aula de contos e poesias com temas matemáticos e o encontro das turmas de 5º ano com o escritor/colega do agrupamento Júlio Borges, a propósito do seu livro ” O país dos números”.
  • A comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral, 20 de março, parceria da biblioteca escolar com a equipa Mais e Melhor Saúde, com sessões de sensibilização para as turmas de  1º ciclo e pré-escolar e 5º ano, incluindo leituras na biblioteca, apresentação de diapositivos e jogos interativos elaborados nas aulas de TIC, no âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares). Sensibilização também nas aulas do curso vocacional e nas turmas de 9º ano, aulas de ciências. 
  • Comemoração do Dia Mundial da Poesia, 21 de março, com a atividade Cada aula, um poema, com poesia em vários sotaques e ritmos.
      Durante a semana foram expostas poesias de autores consagrados, mas também de "prata da casa".



Prémio de Poesia

       A Diana Raquel Fernandes Freitas,  aluna do 8.º A , foi a vencedora da 5º Edição do concurso " Encontro de Poesia" da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva no escalão 14- 17 anos, com o poema " Matemática".  
        Recebeu como prémio um cartão Fnac no valor de 50 euros e  um certificado de mérito. 

Parabéns Diana!

  
Matemática!

A matemática

é uma disciplina,

que tem uma temática

bem divertida.



Com equações e multiplicações

é feita a matemática,

feita de letras e números,

lá está ela a ser temática.



E a raiz quadrada

já tinha de aparecer,

mais uma lição da vida

que tenho de aprender.



E mais uma divisão,

para eu aturar,

Já me dói a cabeça,

tenho de descansar!



Deitei-me há 5 minutos

E já tenho de me levantar,

Já tenho mais letras e números

Para somar!



Diana Raquel Fernandes Freitas

terça-feira, 18 de março de 2014

Semana para a Igualdade de Género

       Este ano letivo, o “Projeto Mais e Melhor Saúde” considerou pertinente promover um conjunto de atividades, em parceria com a Biblioteca Escolar, que visavam a promoção de reflexões e debates entre os alunos, acerca da temática da Igualdade de Género. Para isso, deu-se impulso à instituição de uma Semana para a Igualdade de Género.
       Assim, entre os dias 10 e 17 de março, as professoras Ana Machado, Carla Abreu, Cláudia Azambuja e a psicóloga estagiária, Flávia Fernandes-Costa realizaram, com alunos de diferentes turmas e faixas etárias, jogos educativos de caráter lúdico e debates sobre esta questão. Os objetivos destas sessões foram: promover a reflexão sobre os estereótipos de género; promover a sensibilização dos alunos para a promoção da Igualdade de Género e, principalmente integrar a dimensão de género nas práticas educativas.
       No contexto das atividades realizadas, os alunos foram esclarecidos acerca do conceito de Igualdade de Género, como sendo a equivalência social entre os dois géneros. Foi-lhes explicado que o género tem por base representações (crenças, ideias e valores) em torno do sexo biológico, ou seja, é o modo como as sociedades entendem as pessoas do sexo masculino e as pessoas do sexo feminino.
       Falar em Igualdade de Género, presentemente, torna-se incontornável, ainda mais, se nos detivermos no aspeto de que, a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho não foi acompanhada por um crescimento correspondente da participação dos homens na vida familiar. Apenas um olhar mais atento na situação e participação das mulheres e dos homens na sociedade atual nos permite compreender a importância da adoção deste princípio e da sua discussão na escola.

A coordenadora do Projeto Mais e Melhor Saúde


terça-feira, 11 de março de 2014

Visita de estudo dos alunos do Grupo de Teatro Amador de Briteiros a Lisboa

          Nos dias 6 e 7 de março os alunos do grupo de teatro amador de Briteiros  escolar (TABE) participou numa visita de estudo a Lisboa.
       A visita de estudo proporcionou momentos de aprendizagem, um bom contacto com os valores culturais dos lugares visitados. Os alunos puderam ver a cidade de Lisboa e alguns locais com grandes marcas culturais e históricas, como Chiado, Praça do Comércio, Marquês, Quartel do Carmo, Belém. Tiveram também oportunidade de ver a peça de Teatro “Ode marítima”, de Fernando Pessoa, no Teatro S. Luiz e visitar Assembleia da República.

           Poder-se-à concluir que esta iniciativa se mostrou bastante enriquecedora e gratificante, uma vez que a satisfação e o entusiasmo foram uma constante no decorrer de toda a atividade. Desta forma, podemos afirmar que as metas foram atingidas e que este tipo de atividades extra-aula motiva e estimula os alunos a ampliarem os seus conhecimentos, a consolidarem as aquisições dos saberes das diferentes disciplinas envolvidas, a adquirir o gosto pelo teatro, a melhorar a relação interpessoal, desenvolver o espírito crítico, a autonomia e o sentido de responsabilidade. Os alunos revelaram ao longo da visita um excelente comportamento.
A professora: Conceição Gonçalves




quinta-feira, 6 de março de 2014

Carnaval em Souto S. Salvador

No passado dia vinte e oito de fevereiro, os alunos da escola de Souto S. Salvador, festejaram o Carnaval.
Os meninos do primeiro e segundo ano mascararam-se de personagens do livro “O príncipe com orelhas de burro”: os reis, o príncipe, o barbeiro, o pastor e as três fadas.
Os colegas do terceiro e quarto ano vestiram-se de piratas porque estavam a estudar o livro “O pirata das ilhas de bruma”.

Não desfilaram porque estava a chover, mas foi na mesma um dia divertido e com muita alegria.